domingo, 24 de outubro de 2010

O mail que o administrador do Hospital dos Lusíadas nos enviou

Venho postar um mail que foi enviado por parte do administrador do HPPLUSÍADAS a todos os seus profissionais que merece a nossa a nossa reflexão! A de todos nós!
Citando:
From: Jorge Humberto Neto Morgado Subject: Sinapse: Ninguém mexeu no queijo!
Partilho convosco excertos de algumas leituras! Tendo em consideração o objectivo pretendido, resolvi chamar a este apontamento “Sinapse” tendo em conta que são as regiões de comunicação entre os neurónios, ou mesmo entre neurónios e células musculares e epiteliais glandulares. A título de exemplo, embora sendo a pessoa menos credenciada para o descrever, sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurónios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurónio para o seguinte por meio de mediadores físico-químicos, os neurotransmissores.
Passando ao objectivo: Actualmente, é possível que mais de 90% dos hospitais disponham de alguma ferramenta de pesquisa de satisfação de clientes. O que importa para os clientes é conhecido e está bem documentado. Além disso, esses elementos fundamentais não são novos, nem foram submetidos a quaisquer mudanças. O que os clientes consideram um “serviço excelente”, hoje em dia, é praticamente idêntico ao resultado de há um Século atrás. Com todo o blá-blá-blá sobre mudanças, determinados valores e necessidades dos clientes nunca mudam. Depois de muita pesquisa e recolha de opiniões vários estudos têm chegado à conclusão que se todos os colaboradores derem especial atenção às seguintes mensagens, a probabilidade de conquistar e fidelizar os nossos clientes aumenta exponencialmente:
Detectar as necessidades das pessoas antes que elas peçam (=iniciativa)
Ajudarmo-nos uns aos outros (=trabalho em equipa)
Reconhecer os sentimentos das pessoas (=empatia)
Respeitar a dignidade e privacidade de todos (=cortesia)
Explicar o que está ou vai acontecer (=comunicação)
Ao longo de anos várias pesquisas de satisfação de clientes em hospitais validaram estes 5 comportamentos, os quais apresentam a mais elevada correlação com satisfação e fidelização. São valores que todos nós podemos abonar de modo intuitivo. Em 1846, Florence Nightingale escreveu em Notes on Nursing: “A apreensão, incerteza, espera e o medo do desconhecido prejudicam um paciente muito mais do que qualquer esforço… Informe sempre um paciente com antecedência quando você sair e no momento em que você voltar, quer a sua ausência dure um dia inteiro, uma hora ou dez minutos.”
Em resumo, o que mais importa para os nossos clientes, continua a ser o que sempre foi. Fazendo a analogia com o best seller, ninguém mexeu no queijo no que diz respeito ao que é mais importante para os nossos clientes. Já agora, se pensarmos bem, todos estes 5 comportamentos são aplicáveis quando também queremos motivar e criar um ambiente de trabalho de confiança e elevado desempenho. Porque a adopção deste tipo de comportamentos não implica investimento, organização, nem estruturas, depende sim da atitude de cada um individualmente, se todos interiorizarmos e praticarmos todos os dias, todas as horas e todos os minutos da nossa vivência dentro do nosso hospital, seremos mais fortes! Ainda bem que a grande maioria já o faz.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola,tal como tu exerço a mesma profissao tbm numa medicina so coma diferença que trabalho em hospital publico...
mas ao ler este teu post nao pode deixar de comentar,pelas seguintes razoes...
segunda feira dia 13 de dezembro fui encaminhada para o hospital lusiadas apos um acidente de serviço...
e... so posso dizer que o atendimento nao poderia ser pior...
senti me perdida... e das vezes que procurava uma informaçao fui sempre um pouco tratada com alguma indiferença... nao consegui ver um sorriso no rosto de quem por la trabalha,estive horas a espera de uma triagem... seguindo de horas por um rx e para ajudar a enfermeira pediu me para deixar passar a minha frente uma suposta cliente que estava a armar confusao porque estava cansada de esperar...
claro que nao deixei... visto estar perdida de dores e fome... ah sim cito tambem que fui ao bar tentar acalmar o emu estomogo e o k pedi para comer estava intragavel... uma sopa k nao gostei mas isso a culpa é unicamente minha e uma sande de pao de forma k ja devia ter alguns dias pois estava mais rija que o propreo pao alentejano...
dei comigo a pensar...AFINAL ONDE ME ENCONTRO EU???? FALA SE TAO MAL DOS HOSPITAIS PÚBLICOS... MAS A VISTA DO K EU ME APERCEBI NESTE HOSPITAL OS PUBLICOS ATE NEM SAO MAUS!!!
CONTUDO NAO ESTOU AQUI A ATRIBUIR LHE ALGUMA CULPA... E DESDE JA PEÇO DESCULPA ESTE DESABAFO AQUI EM SEU BLOG...
APENAS GOSTARIA QUE AGARRA SE NESTAS PALAVRAS E MOSTRASSE AO SEU DIRECTOR... AFINAL HA COISAS COM QUE ELE DEVERIA DE SE PREOCUPAR DE FACTO!!!
SEM MAIS APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA LHE DESEJAR FELIZ NATAL E DIZER QUE SOU UMA LEITORA DE SEU BLOG E QUE TUDO O QUE ESCREVE É DE MUITO BOM GOSTO!
A.G

auxiliaracçãomédicaversusassistenteoperacional disse...

A.G. Desculpa por ainda não te ter agradecido o teu tão verdadeiro comentário! Infelizmente a falta de humanização é uma constante que na nossa profissão assistimos diária-me te e que nos faz doer a alma! Odeio assistir a tanta falta de tacto! Concordo plenamente contigo. E fico muito feliz por seres uma seguidora e apreciares tanto os meus desabafos,mts bjs