sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Verdadeiros Paliativos

Por circunstâncias pessoais nestes últimos dias deparei-me com dois tipos distintos de Cuidados Paliativos. Os Cuidados Paliativos e os Não Cuidados Paliativos! Devido aos maus tratos prestados à Minha Querida Tia Aurora, que se encontrava num pretenso excelente Lar para Idosos, que desde já denuncio aqui públicamente, " A Idade de Ouro", sito em Linda-a-Velha, o estado em que se encontrava aquando teve de ser encaminhada para o Hospital da Cuf Descobertas, tendo mesmo de estar na UCIP, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, era completamente desumano e quanto a mim, profissional de saúde, revoltante! Sim, a minha Tia tinha várias Patologias o que ajudou para a sua partida, mas uma das maiores que teve foi a Negligência de tal Lar, se é que possa assim chamar! Após o internamento na Cuf Descobertas foi transferida para o Domus Pallium, pertencente ao mesmo grupo de gestão na área da saúde. Aí sim tive a oportunidade de ver profissionais completamente vocacionados para a delicada Área dos Cuidados Paliativos! Ali, ela recebeu os Verdadeiros Cuidados Paliativos por parte de uma equipa de excelência. Tenho a completa noção de já várias vezes ter feito alusão aqui no meu blog, para o facto da devoção nesta área ser primordial importância, mas nunca é demais, quanto efectivar aqui tal reforço! Nesta altura que se fala em criar Unidades Públicas de Cuidados Paliativos, da minha parte gostaria bastante que a escolha dos profissionais, fosse mesmo de excelência! Sim, é verdade, a minha Tia partiu na mesma, mas com toda a certeza que além de ter mesmo chegado a sua hora, partiu sem dor nem sofrimento! Sim, teve oportunidade de pagar para isso e os que não têm? Não deveriam ter as mesmas condições de partir com um bilhete de 1ª classe para a sua última viagem?

Sem comentários: